sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PARA ALÉM DE 5ª FEIRA

(Hoje morreu um filho no ventre de sua mãe!)
 “Nesta eleição há vencedores e derrotados. Venceram os que acreditam em Portugal e têm coragem da esperança, os que fizeram campanha a pensar nos portugueses. São vencidos os que preferem a mentira e as calúnias ao debate de ideias.”
Esta é uma das frases finais do discurso de vitória de Cavaco Silva nas presidenciais de 2011. Não obstante ter, na altura, ficado satisfeito com o resultado, este discurso incomodou-me de sobremaneira. O rancor que dele transpira está bem patente naquela frase em que Cavaco considera que ganhou não porque tivesse melhores ideias para o país, mas porque os seus opositores eram todos maus caracteres, e ele ficava acima de tudo e todos, qual flor de lótus na imundície de um pântano.
(Mas hoje morreu um filho no ventre de sua mãe!)
Cavaco Silva viu, durante o seu mandato, caírem nas malhas da Justiça, amigos e correlegionários, sem que antes tivesse desconfiado do que quer que fosse, chegando mesmo a aconselhar os portugueses a confiarem na eficiente gestão de alguns deles. Agora diz em livro que, nas reuniões de 5ª feira com o chefe do governo, desconfiou logo dos negócios do primeiro-ministro com os governantes da Venezuela.
Hoje, uma mãe viu o seu filho morrer-lhe no ventre por falta de assistência, num país que foi paladino do combate à mortalidade infantil. Um sintoma claro, que não oferece sombra de dúvida, do estado a que deixaram chegar o nosso Serviço Nacional de Saúde. O processo não foi repentino: levou algum tempo. Com tanta clarividência que o então Presidente da República teve para com os negócios da Venezuela, foi pena que não lhe restasse a suficiente para prever o destino para onde conduziam o SNS, joia da república portuguesa.
Diz que o livro é para prestar contas aos portugueses. Então onde poderemos ler as chamadas à pedra dos primeiros, segundos, terceiros,… ministros responsáveis pelo estado calamitoso a que chegou o SNS? E onde estava Cavaco Silva às 2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs feiras?
            Porque hoje morreu um filho no ventre de sua mãe!

4 comentários:

  1. Dificilmente a joia que virou pechisbeque voltará a ser joia e enquanto isso muitos filhos continuarão a morrer no ventre.
    Quanto às contas do outro senhor, sempre tive razão, afinal só trabalhava um dia por semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivemos um, senão o, dos melhores serviços nacionais de saúde. Se amanhã desaparecesse o ouro que Portugal tem guardado o clamor que não se levantaria. No entanto o SNS parece-me muito mais valioso que o ouro que Salazar arrecadou, e o que preocupa as gentes são os penalties por marcar. Olhe, Manuela, parece que hoje acordei mal disposto!

      Eliminar
  2. Hajam canopos de barro suficientes para colocar as entranhas destas múmias mal fabricadas e se atirem bem fundo para não sobrar memória.

    Onde é que eu já li isto?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre, em qualquer lado, um Lord Carnarvon mais um Howard Carter que acabam por descobrir as múmias por mais fundo que se enterrem (e esta, hein?).

      Eliminar