domingo, 3 de novembro de 2013

O OURO DA NAÇÃO

É um facto, que escapa a qualquer consideração ética, que as nações vitoriosas de uma guerra executam o saque das nações derrotadas. No fim da segunda guerra não foi diferente, por isso, os EUA, logo após o fim da guerra, deram início ao saque a que chamariam: Operation Paperclip. Consistiu a operação em levar para o território americano todos os cientistas alemães que eram alguém no mundo da ciência e da técnica, e foram muitos. Centenas, senão milhares. Questões de ordem moral como a participação no terror nazi foram torneadas, esquecidas, apagadas. O que interessava era o saque do saber alemão. O resultado é conhecido: a supremacia na corrida espacial e no armamento, tornando a América numa potência mundial do pós guerra.
Quando Estaline se deu conta do saque americano, apesar da entrada triunfante das tropas russas em Berlim, espumou de raiva. Distraído a saquear para a União Soviética o equipamento da forte indústria alemã que depois havia de apodrecer por falta de inteligência que a fizesse funcionar, só então percebeu que o verdadeiro ouro das nações é o saber que se esconde nas pessoas.
Portugal viveu momentos semelhantes na sua história: A expulsão dos judeus no reinado de D. Manuel foi um desses momentos. Basta pensar como Espinosa poderia ter nascido português. A expulsão dos jesuítas que foram brilhar nas universidades europeias foi outro momento onde a luta pelo poder se sobrepôs aos interesses da nação, mas o momento simbólico da morte da pátria deu-se quando a elite do país ficou para sempre nos campos do Norte de África.
Porque não temos governo mas um bando de meninos a quem os pais vestiram casaco como para um casamento ou baptizado, como diz António Lobo Antunes, não houve política capaz de impedir que a geração mais bem preparada se exilasse, agora a bordo das aeronaves lowcost. O trágico é que houve governantes que pensaram que isso era bom porque o nosso nome ficaria bem visto lá fora e aprenderíamos a sair da nossa zona de conforto. Seria bom se partissem para regressar com novos saberes com o país a recebê-los de braços abertos. Não foi e não será o caso.
Mais trágico é haver quem contraponha com os emigrantes reformados ricos que para cá vêm gastar o dinheiro, que nós, transformados em estalajadeiros, recebemos de mão estendida, enquanto nos seus países se fabrica prosperidade à custa do nosso saber.
A nossa tragédia tem já um guião que nem a lista de vinhos com que se parece o governo, nas palavras irónicas de Lobo Antunes (Aguiar Branco, Poiares Maduro…), impediram que se parecesse com um trabalho de estudante do programa Erasmo, onde a única ciência visível terá sido o hábil uso do programa Word, fazendo-o parecer maior do que é.
Nenhuma reforma do estado terá sucesso se não for capaz de conseguir estancar a hemorragia e fazer retornar à pátria o ouro da nação.
 


6 comentários:

  1. É realmente preocupante, mas vamos deixar de ter dívidas, pois essas pessoas ganham muito dinheiro, só que depois farto-me de perguntar como vai ser? Até tenho medo de pensar......

    ResponderEliminar
  2. A "elite" do país voltou de Africa em 1974. Depois do Marinho e amigos terem vendido as colonias ao Zézé camarinha dos santos, que agora emprega portugueses "empresários" para lhe limparem os sapatos e lavarem o dinheiro que rouba aos contribuintes "livres", cá na tugalândia, país de ladrões vaidosos e ignorantes.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Infelizmente há poucos com a determinação e coragem do Ruy de Carvalho entre o nosso povo melancólico e distraído e negligente,
      e assim a coisa vai piorando dia após dia!!!
      _Pois os dois partidos que se têm revezado no poder desde há cerca de 30 anos, continuam a ser liderados pela mais repugnante escória...

      _O que é que interessa incentivar a cultura através da Televisão???
      _Não... o que é preciso é transmitir mais jogos de futebol
      e muitas telenovelas baratas!
      Que é para o Zé andar ignorante e entretido!!!

      _O que é que interessa preservar o que dá lucro,
      para não se ter que pedir mais empréstimos para pagar divida,
      para que a mesma dívida não aumente???
      _Não... o que é preciso, é vender a EDP
      e tudo o mais que possa dar lucro!
      Que é para o Zé andar ignorante e entretido!!!

      _O que é que interessa falar em Bom Português,
      se os cursos agora são "Ad hoc à lá porra",
      (ou domingueiros no caso de certos "pulíticus socratianos ou relvistas")???
      _Não... o que é preciso, é capar a gramática
      e fazer mais acordos ortográficos...
      Que é para o Zé andar ignorante e entretido!!!

      _O que é que interessa explicar ao povo, que quando
      (os 2 partidos que se revezam periodicamente no Governo)
      dizem que vamos voltar aos mercados,
      isso significa apenas que se estão a preparar para vender o resto que falta...
      Talvez as peúgas e as cuecas do Zé Povinho Distraído ???
      _Não... o que é preciso, é apregoar que "A Coisa Vai Melhorar"
      e que o País vai voltar aos mercados...
      Que é para o Zé andar ignorante e entretido!!!

      ABRE O OLHO, Zé...
      Que só te falta é que deixes que te enfiem também,
      uma palhinha na parte de dentro do rabo!!!

      Eliminar
    2. http://ainanas.com/must-see/ruy-de-carvalho-indignado-com-as-financas/

      Eliminar
  4. Pois é caro Oceano Pacífico. Não há meio de vir aí uma onda e varrer isto tudo.

    ResponderEliminar