domingo, 20 de outubro de 2013

ASSIM NÃO DÁ

 

Piada do dia:
“Se Gaspar fosse ministro o OE não seria tão mau”, disse Basílio Horta no intervalo entre uma queijada e um travesseiro.
 
Portugal está sob chantagem: ou fazemos o que mandam os sequestradores, ou morremos.
Ou então sermos como a Coreia do Norte: vivermos só com o que temos. Se eles conseguem nós conseguimos. Desde que não chova! Foi só por que nos tivemos de refugiar da chuva que ontem não conseguimos parar o porto de Lisboa. Somos um país de Sol: seremos a Coreia do Norte, mas com Sol!
Podíamos tentar o bluff. Assustar de tal modo os sequestradores fazendo-os pensar que se nos matarem será pior para eles. Para isso são necessárias manifestações, não contra o governo, mas fingindo ser contra, para que o governo tenha espaço de manobra para lhes poder dizer: Vêm? Alarguem lá a corda senão ninguém os segura. Por isso atravessar a ponte de autocarro não faz o efeito desejado.
Deitar a ponte abaixo seria mais eficaz! Mas depois como é que vamos à festa do Avante ver a banca dos partidos irmãos como o MPLA e o partido comunista chinês que são agora donos da hipoteca e por isso aliados dos sequestradores?
O governo, se fosse efectivamente patriota demitia-se. Assustava os mercados? Ainda bem. É isso mesmo que se pretende: Assustar os donos do capital. O pior é que o susto atingiria também o meu vizinho Tózé e temo que não aguentasse.
A CGTP, se ainda quisesse, prestava a todos um grande serviço dirigindo a sua acção contra os verdadeiros patrões. O governo e o capataz da quinta, que por ter estado a a ver navios no canal do Panamá descobriu agora que Sines podia ser a porta de entrada da Europa (então não foi para isso que aquele elefante foi construído, cum raio?), não passam de serventes numa quinta hipotecada. Mas para isso era preciso que o PCP deixasse, mais os países irmãos.
De caminho não seria má ideia mandar passear para a praia das maçãs aquele senhor que decidiu viver a vida ao contrário, fazendo-se de esquerda depois de velho, e que anda a dizer que se fosse com o Gaspar não seria tão mau. É que isto está mau por causa de senhores como ele. Como castigo, mandaram-no comer queijadas.
Assim não dá!
 
Foto: “Glu, glu, glu” de Ana Maria Maiolino


Sem comentários:

Enviar um comentário