sexta-feira, 9 de março de 2018

AS PONTES DE LISBOA


Agora que dizem que a ponte está tremeliques, vem o PCP a defender uma nova ponte entre o Barreiro e o Beato, e não está sozinho nesta sua defesa. E eu acho que a matemática faz falta ao PCP e aos restantes políticos deste país. Vamos às contas:
Lisboa tinha, em 1981, 807 997 habitantes. Nos últimos censos de 2011, já só tinha 547 733 habitantes. “Desapareceram” 260 264 habitantes, e não foi na guerra do Ultramar. Se em vez de se fazer uma ponte porque não se arranjam formas de fazer “retornar” esses 260 264 habitantes?
Por curiosidade, Sevilha tem 703 206 habitantes.
O Barreiro? Tem 78 764 habitantes. Cabiam ali todos ao Beato, Jerónimo de Sousa. Deixem as pontes em paz.
Istambul tem uma situação geográfica parecida à de Lisboa, com a sua área metropolitana a estender-se entre as duas margens do Bósforo, mas tem 13 vezes mais população que a área metropolitana de Lisboa. Para ser igual a Lisboa em pontes, teria de ter 26, mas só tem 3 (uma a mais de Lisboa), com a terceira novinha a estrear.
Com o retorno dos habitantes a Lisboa, havia imensos ganhos ambientais com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Com uma ponte nova aumentaria essa emissão, para além da ameaça ambiental sobre o Tejo.
O que é que os “Verdes”, satélite do PCP, têm a dizer, agora que o PAN anda ocupado com o “ambiente” da restauração?

3 comentários:

  1. Obrigado, Vitor. As pessoas esquecem-se que a ponte 25 de Abril foi feita para ligar Lisboa ao Sul do País, e não para resolver o problema da urbanização desenfreada a sul que não existia à altura. Essa foi a consequência e não a causa. Em Lisboa cabe ainda muita gente. Não a deixem fugir.

    ResponderEliminar
  2. "A ponte é uma passagem... prá outra margem." O PCP só parece ter força na "outra margem", logo para se sentir confortável há que criar muitas ligações para lá. Que vão e não voltem.

    Barreiro bom é aquele de onde se tira o bom ingrediente para a construção de boas peças cerâmicas... que as do PCP são cada vez de menor qualidade.

    ResponderEliminar