domingo, 5 de agosto de 2012

VEM VER O VERÃO


Verão é o tempo que vivemos. Uns de férias, a maior parte, outros não, como eu. Mas este tempo, dizem os etimologistas, é impropriamente chamado assim, de verão, devendo antes chamar-se de Estio. Isto porque gregos e latinos chamavam verão à primavera, ou ao seu final, porque a palavra metia força e virilidade pelo meio e depois, com tanta força e virilidade, chegava-se a paixões impetuosas e mares agitados que é o que a palavra estio significa e agora vá-se lá saber porque lhe chamam a estação calma!
 É calma porque está tudo de férias para refrear os ânimos das paixões do estio, quando não desata tudo à chapada que é o que isto anda a pedir há muito. Eu deixo-me andar nas minhas calmas que isto de verões não é comigo ou faço-me desatendido, que a mim não me escapa nada, como diz a canção da vindima. Fico para aqui agarrado ao computador, não saio, não vou lá fora ver o jardim, ver o que o verão lhe faz.
Isto de ver o verão também tem muito que se lhe diga. Verão também pode ser uma forma do verbo ver, que vem de vedere, que significa olhar e quem olha aprende e quem aprende é sábio como diziam os gregos, pois o wise inglês também parece ter origens semelhantes ou pelo menos cruzadas, e eu vou-me embora daqui porque atalhos etimológicos não são a minha praia…
Vem ver o verão- diz-me a mulher. Ela tenta tudo para me tirar daqui. Nunca consegue, mas como mulher que é, persiste e insiste: vem ver as uvas que cresceram. E eu fui, e vi as uvas crescidas. As uvas da pequena vinha do meu quintal.
A vinha tem um guarda, e o guarda da minha vinha é ela.
Salomão tinha uma vinha
em Baal-Hamon.
Confiou a vinha a uns guardas:
cada um lhe dava pelo fruto mil siclos de prata.
A minha vinha é minha, fica comigo;
para ti, Salomão, fiquem os mil siclos,
e mais duzentos para os que lhe guardam o fruto.
Estás sentada no meio dos jardins
e os companheiros escutam a tua voz.
Deixa-me também ouvir-te.
Ct 8,11-13

4 comentários:

  1. Tens mesmo que ver o verão, João!
    O verão não pode passar sem que o queiras ver!
    É a minha estação preferida e a tua guarda tem razão!
    Vai ver o verão, por favor, que o verão também te quer ver!

    ResponderEliminar
  2. Acredita que vale a pena ir de vez em quando á vinha apesar de não gostares mas o verão dá-nos Luz e vê que ele dura tão pouco (o verão), que é bom que não o percas.

    Eu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de ir de vez em quando à vinha tem que se lhe diga. :)
      De qualquer modo, aproveitando o verão, hoje tomei chá na vinha...

      Eliminar