domingo, 3 de julho de 2016

SODOMA E GOMORRA - HOMOSSEXUALIDADE OU XENOFOBIA?



Uma certa direita que se revê em Trump e em Boris casa a sua aversão a emigrantes e refugiados com a aversão à homossexualidade. O curioso é que para fundamentar a aversão à homossexualidade costuma dizer que é uma aberração de tal ordem que mereceu a ira Divina contada na história de Lot, que popularmente é conhecida como Sodoma e Gomorra. A leitura atenta e historicamente fundamentada do livro do Génesis permite, a qualquer um que se livre da intoxicação que nos impuseram ao longo de séculos sobre a prática sexual dos homens de Sodoma e Gomorra, perceber que o verdadeiro pecado de Sodoma e Gomorra que foi exemplarmente castigado não era a homossexualidade dos seus habitantes, mas a ganância e a falta de caridade, de respeito, de acolhimento, de solidariedade para com o estrangeiro que procurava refúgio nas suas cidades.
Não deixa de ser irónico que o escândalo de Sodoma e Gomorra, que lhes fundamenta o ódio aos homossexuais, é afinal o seu próprio pecado pelo qual deviam temer a ira de Deus: o ódio ao estrangeiro.


Imagem: hermafrodita dormindo. Arte imperial romana, século II dC

2 comentários:

  1. Há quem julgue que a porcelana dos outros não tem a mesma qualidade da sua própria. Esquecem-se porém que o a mãe do barro (mãe natureza) é a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chacota é toda a mesma. A diferença está no vidrado.

      Eliminar