sábado, 29 de novembro de 2014

NÃO SÃO TODOS IGUAIS

 

Custa-me ver o paladino da democracia e da ética republicana clamar, numa postura ofensivamente aristocrática, mais preocupada com o “processo” do que com os indícios, as detenções que afectam amigos e correligionários, gritando sempre alto e em bom som que todo o povo pensa como ele, como se a brisa suave que corre pelo Campo Grande igualasse os ventos frios do Marão. Como se o majestático epíteto do absolutismo fosse agora: Le Peuple c’est moi.

A ética desta república esqueceu-se de que à mulher de César não basta ser honesta mas que é preciso parecer, e quando um político não parece honesto, embora o seja, é porque a sua conduta fere de algum modo a tão apregoada ética republicana. Os que rasgam as vestes por causa das humilhações públicas dos seus correligionários deveriam tê-las rasgado quando a parecença de honestidade deles era posta em causa, tornando-se, isso sim, uma humilhação para todos. As instituições democráticas beneficiariam.

Num tempo em que o Povo desacredita das instituições democráticas por causa dos maus políticos, é necessário lembrar, não os que enchem a boca com a ética republicana, mas os que a aplicaram todos os dias da sua vida. E Portugal e a democracia conheceram, felizmente, dois desses políticos: Maria de Lurdes Pintassilgo e Ramalho Eanes.

Lurdes Pintassilgo e Eanes fazem parte do grupo de políticos a que pertencia Thomas Moore: os que vivem de acordo com as convicções que pregam, procurando sempre o bem da comunidade e não as benesses dos cargos que ocupam, vivendo no silêncio do dever cumprido. Além deste grupo de políticos, que desejaríamos fosse o único, existem outros dois: os que trabalham de igual modo para o bem da comunidade mas que se aproveitam de todas as benesses que consigam obter com o cargo, e um terceiro grupo, o daqueles que só se aproveitam e não cuidam do bem comum. Os destes grupos falam sempre de altos púlpitos enchendo o vazio com as suas orações à ética republicana. Por isso têm razão os que dizem não serem os políticos todos iguais. Resta saber com quem se desiguala quem o diz.

Assim como não basta apregoar a ética republicana também não basta falar na desigualdade dos políticos se não parecerem diferentes.

 
Ninguém é mau, e quanto mal foi feito.
Vitor Hugo


2 comentários:

  1. Já lá vai o tempo em que quebrar a loiça toda resultava, mais não seja compravam-se peças novas, imaculadas. Agora a loiça, de origem duvidosa mesmo não sendo fabricada nas terras vermelhas, é sempre igual, como se as formas nunca se corroessem com a utilização.

    O acabamento destas peças é de tão má qualidade, porém ainda se engana o povo quando "compra" sempre o mesmo, apesar de escolher lojas diferentes. Valha-nos a tradicional loiça das Caldas, mais não seja porque ainda arranca algumas gargalhadas, essas sim puras e inocentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a chacota não presta acabamos todos chacota dos outros.

      Eliminar