sábado, 8 de dezembro de 2012

DA AMIZADE E DO ENCANTAMENTO



Hoje, 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, faz anos que Francisco Aires de Figueiredo morreu na Quintã, freguesia de Cernache do Bonjardim, em 1681. O padre Francisco é meu parente remoto e personagem do meu livro Suite Beirã.

Dizia Pascal que evocamos o passado que nos foge, como para o deter. E hoje estou assim: evocando o dia de ontem porque dele não queria sair. É que na biblioteca municipal do Cadaval, aconteceu a apresentação do meu livro Suite Beirã que foi um momento de grande felicidade e é por isso que gostaria de o deter.

Ouviram-se palavras sensíveis e cheias de luz ditas pelo presidente Aristides, e a Drª Anabela Várzea teve a gentileza e a generosidade de apresentar o meu livro de uma forma que me comoveu e que despertou um entusiasmo na plateia como eu nunca tinha visto em eventos do género. A Drª Eugénia realçou, em palavras cheias de graça e sensibilidade, a amizade e os afectos, depois do grupo de jograis da central ter recitado palavras que tocaram fundo no coração.

Tudo isto abrilhantado pelo grupo musical jogralesca, que tocou magnificamente uma suite francesa e a triunfal marcha de Lully.

A casa estava cheia de amigos, a maior felicidade: tenho sempre mais do que mereço.
            Obrigado a todos

8 comentários:

  1. Estás novamente de parabens não querias mas teve de ser e ainda bem que haja mais alguem que goste do que escreves para acreditares que escreves mesmo bem. Um beijo de parabens

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pela apresentação do livro. Um grande abraço.

    ResponderEliminar

  3. Em jeito de comentário ao que o Engº Teixeira Alves escreveu mais acima, não posso deixar de manifestar quão gratificante foi ter oportunidade de conhecer esta obra apresentada a publico,"SUITE BEIRÃ", num ambiente muito acolhedor e interessado, e também de conhecer mais aprofundadamente a cultura,o conhecimento, a capacidade de investigação e também a sua forte ligação aos antepassados de antanho.
    Agradeço as palavras simpáticas relativas à minha apresentação,a qual correspondeu ao sentimento que o contacto com a SUITE BEIRÃ me transmitiu.
    Por curiosidade o meu dia 8 de Dezembro foi passado precisamente na "parochia" de Cernache do Bonjardim onde viveu o padre Francisco Aires de Figueiredo. Anabela Várzea

    ResponderEliminar
  4. Foi tudo muito bom, num ambiente familiar com muita energia positiva pelo ar e que fez a boca seca a alguém com falta do copito de água (para calar o nervosismo miudinho!...), mas no fundo foi um dia inesquecível, numa festa para quem merece, não só como pessoa mas como Amigo e Escritor!
    Quer queira, quer não! A César o que é de César!
    Esta é a verdade
    Um abraço Forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ambiente era realmente familiar e a energia de toda aquela amizade sentiu-se. O copito de água fez muita falta.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. E no final ainda houve quem tentasse partir a loiça toda (no bom sentido), mas o autor acalmou as hostes. hahaha

    Foi um bom evento sim senhor. Ficaremos à espera do próximo. Pode ser que seja a cidade caldense a receber tal honra.

    Perde-se a loiça mas ganham-se novos valores... literários.

    ResponderEliminar